quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Portugal: dia 9

Mais uma vez, mil desculpas pelo atraso. Esse post é referente ao dia 07/08. Nesse dia, saímos bem cedo de Coimbra para a cidade do Porto, segunda maior de Portugal. O dia começou com uma visita ao shopping Santa Catarina. Fomos mais pela minha câmera, mas o lugar era super bonitinho. Dali fomos ao café Magestic. Tão bonito! Mas não tivemos tempo de entrar direito e tal. Fomos à Praça da Liberdade portuguesa. Muito bonita! São diversas estatuas e todos os prédios em volta são importantes. Não pudemos ver muito pois Precisávamos buscar minha câmera no El Corte Inglés. E que lugar legal! É tipo um shopping, mas sem paredes entre as lojas. A melhor idéia pra economia de espaço que eu já vi. Mas ta. Compramos a câmera e voltamos pro centro histórico do Porto.
Visitamos a Igreja e a Torre dos Clérigos. A igreja por dentro é muito bonita. Os clássicos altares doirados, vocês já sabem o esquema. A torre pode ser vista de qualquer lugar da cidade, tamanha altura. Não subimos pois é paga, então é meio bobagem.
De lá seguimos para a livraria Lelo. Ela é famosa por ser maravilhosa por dentro. O destaque vai pra escada de Madeira, c degraus vermelhos e um formato muito interessante. O teto também é muito bonito.
Passamos rapidamente pela Praça dos Leões, que nada tem senão uma fonte legal. Subimos então  para a Catedral da Sé. Ela é muito bonita por dentro e por fora. Mas a melhor parte é a vista da cidade. Dá pra ver toda a parte baixa, incluindo um trecho do rio.
Descemos então para o rio. As ruas são todas muito
Bonitas e muito típicas. No rio existem barcos com barris de vinho, um navio muito antigo que eu não sei o que faz la (mas vale a foto) e a antiga entrada da cidade. Atravessamos a ponte para a região onde os vinhos são feitos. A dica ali é atravessar a ponte a pé, uma vez que o transito é insustentável.
Na região dos vinhos é possível ver o processo de fabricação, com direito a degustações. As visitas podem ser feitas em vários idiomas, e a ultima do dia inclui apresentação de fado (mas é BEM mais cara). Na própria casa eles informam a melhor maneira de voltar ao seu ponto de origem. No meu caso, o carro estava estacionado na parte alta, e nos foram indicados três ônibus que noa deixavam perto. Passamos a noite deste dia ( e a do dia seguintes) em uma cidade chamada Oliveira de Azeméis. Faz parte de um dos caminhos para Santiago, lugar que eu visitei no dia seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário