segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Portugal: dia 7

Hoje o da foi mais tranquilo. Começamos indo ao Mosteiro da Batalha. Ele já tá bem velhinho por fora, mas é simplesmente gigante. Entramos, mas foi possível ver apenas de longe (tinha uma missa rolando e tal). Mas deu pra ver que era muito bonita. Talvez por causa da missa muitas salas estavam fechadas. Mas o que deu pra ver fez valer a pena.
Em seguida fomos conhecer o Santuário de Fátima. Por coincidência havia uma missa em curso, muito bonita. Lá vemos uma grande igreja, a árvore de onde Nossa Senhora de Fátima foi vista, um monumento onde ela apareceu e um enorme espaço aberto. Na Igreja, conseguimos ver os túmulos dos três pastores que viram Nossa Senhora.  Mais perto da saída foi construída uma igreja nova, pois já não há espaço para tantos fiéis. Essa segunda é bem moderna e pouco interessante.
De lá seguimos para o que foi meu top do dia. Chama-se Convento de Cristo, e fica em Tomar. Trata-se de um castelo dos Cavaleiros Templários, que após o fim da ordem tornou-se um convento. Nele existe a janela da árvore da vida, que pode ser vista em muitos cartões postais de Portugal. Linda!
A visita nos permite ter grande ideia de como tudo funcionava ali. Salas importantes como as celas, a sala de aquecimento e a cozinha, mostram como era a vida dos internos. Somos levados por caminhos pouco modificados, como escadas redondas com corrimão de pedra, e isso faz com que entremos melhor no espírito do local. E a arquitetura em si é bem bonita também. A vista de certos lugares mereceu muitas fotos.
Destaque também pras igrejas existentes no interior do convento. Uma delas inclui uma cúpula belíssima, que eu fiz questão de fotografar.  Tudo tão bonito...

Nenhum comentário:

Postar um comentário